domingo, 18 de dezembro de 2011

Uma carta ao Pai Natal

Não tenho idade de acreditar no Pai Natal mas como estamos na semana do Natal apetece-me voltar a ser criança e escrever ao pai Natal…
O que eu vou escrever vai ser no sentido figurado, com alguma ironia (a carta ao pai Natal) e também o que se passou em 2011 na minha vida…

Pai Natal, se acreditasse em ti só te pedia para me devolveres algumas coisas que me deste em 2011 mas que me foste tirando ao longo do ano, se calhar foi porque me portei mal…
Não resisto em começar por uma coisa que foi a primeira coisa que me tiraste mas principalmente porque nesta época pelo ano passado estava muito feliz com o que tu me deste e porque estou “farto” de recordar com saudade os momentos que passei com elas.
Estou a falar, claro, talvez das três amigas mais fantásticas que tive até hoje, a Elisabete, a Marlene e a Cláudia, deste-me esta prenda que foi a amizade delas e muito mais ainda em 2010 mas tiraste-me nos princípios de 2011. Sem duvida foi a prenda que me deste mais bela nos últimos anos.
Mas fiquei sem ela, literalmente, muito rápido, se calhar não merecia o que estava a viver com elas ou então, como tu sabes que sou um coração mole fizeste com que eu me apaixonasse por uma delas e deste-me esse castigo pois sabias que quando eu me declarasse ela(s) iam-me abandonar só por isso, só por gostar de uma rapariga do grupo. Essa prenda foi a mais dolorosa quando me tiraste, mesmo… se existisses pedia-te para voltar atras ou então pedia-te para ter outra vez simplesmente a amizade delas.

Outra coisa que me deste ao longo da primeira metade do ano mas que não me retiraste e ao mesmo tempo não me deixaste continuar foi a magnifica experiencia que tive no meu estagio na Camara Municipal de Oliveira de Azeméis. Não vou mentir que quis ir para lá estagiar na esperança de puder ficar lá a trabalhar, pensei que com os conhecimentos que tinha lá pudesse realmente ficar lá e ter um emprego.
Sinceramente, Pai Natal, é a prenda que eu mais quero, pois estou farto de estar em casa, quero ocupar-me, quero socializar, ver pessoas novas, ter novas experiencias, novos colegas e sucessivamente amigos, não quero passar os meus dias em casa a dormir ate ao meio-dia e passar a tarde a ir para cima e para baixo (café), enfim quero ser activo e também puder ajudar a minha família pois é só o meu pai que trabalha e também já estão a dever-lhe dinheiro.
Pai Natal, peço-te só isto principalmente. Se não for na Camara de Oliveira de azeméis que seja noutro local qualquer, quero é ser um activo na sociedade e também mostrar às pessoas que não sou nenhum invalido.

Ao longo de 2011 lutei e sonhei por um sonho meu, não caminho mas quero ter mais liberdade, eu quero e vou conduzir.
Durante o ano eu lutei para que me dessem autorização para tirar carta, também conheci e falei com varias pessoas que estão ou estiveram na mesma situação que eu e que conseguiram ou estão conseguir dar este passo tão importante para um deficiente.
Das 4 ou 5 pessoas com o mesmo caso do que eu e que falei, explicaram-me os passos que deram, as batalhas que tiveram de enfrentar e nenhuma delas me disseram que foram a Lisboa fazer um teste psicotécnico ao IMTT. Pergunto-te porquê que a mim mandaram? Fazer 300km para ir fazer um teste psicotécnico que pelos vistos fui eu o único a ir lá e ainda por cima na minha opinião não fiz o teste que devia de fazer… porquê esta batalha tao difícil para nada? Foi uma das maiores desilusões da minha vida quando me disseram que não podia conduzir, quando não fiz o teste completo.
Por isso peço-te para me dares força para continuar a lutar e não desistir, a ver com isto peço-te para eliminares vozes negativas e até de quem goza comigo com esta situação, tipo Baketas e assim… porque eu vou conseguir!

Na brincadeira costumo dizer que vou pedir ao Pai Natal uma gaja desmontada para eu montar. Mas acho que chega de brincadeiras…
Queria-te pedir não uma gaja, mas uma mulher a serio, sei que posso fazer feliz qualquer uma. Não sou nenhum bicho como elas pensam, sou apenas um gajo de cadeira de rodas, que fala mal (nas primeiras vezes), que fica nervoso com alguns movimentos involuntários (também só nas primeiras vezes), que faço coisas que elas nem imaginam (vou dar um exemplo pratico: tiro a roupa e deito-me sozinho…), que não sou nenhum coitadinho, pelo contrario e etc…
Quero saber o que é ser amado porque amar já amei e muito… deve ser uma sensação boa.

Mais uma coisa que me tiraste quando estava quase a chegar ao fim. O Benfica, nas meias-finais da liga europa.
Este pedido sei que me vais dar Pai Natal, o Benfica campeão, acredito profundamente que em maio ou até antes vou estar a gritar “Benfica campeão” e ver os outros a lamentarem-se e a arranjarem desculpas.
Não peço a liga dos campeões porque sei que não mereço, mas se vier será bem-vinda.

Anteriormente falei nas minhas amigas que foram só durante um tempo, mas quero-te agradecer pelo amigo que tenho o Nuno, esse sim é um amigo a tempo inteiro e para toda a vida. Sabia que um dia ia acontecer o que está a acontecer, o meu melhor amigo tem namorada e por isso não anda tanto comigo, já não saio à noite há algum tempo pois era só ele que saia comigo. Neste caso não posso dizer que a felicidade de uns é a infelicidade de outros porque estou feliz por ele. Ele merece ter alguém.
Vou só é desafiar um outro amigo meu a ler este post na esperança que perceba alguma coisa…

A maior prenda que me deste, Pai Natal, foi a criação de uma associação para a minha terra.
A Associação Figueiredo de Rey, juntamente com amigos meus criamos uma associação que em apenas 4 meses é um exemplo de sucesso e dedicação por a terra. Tenho que agradecer o facto de a direcção eleger-me como Presidente, foi um gesto que me impressionou bastante pois vi que ainda há pessoas que me vêm como uma pessoa normal.
Por isso peço-te que a Associação Figueiredo de Rey continue num bom caminho que tem percorrido pois é uma das poucas coisas que me orgulha na minha vida…

Pai Natal a ultima coisa que te peço é que reduzas drasticamente o preconceito das pessoas pois é a coisa que mais detesto e mais sofro na pele, tu sabes. E quem diz preconceito diz pena, diz outros sinónimos que estou farto de falar aqui…


Feliz Natal!!!!!!

1 comentário:

  1. obrigado Tiago,a vida é mesmo assim mas não te preocupes um dia destes vamos dar uma volta os três, vamos ai ate qualquer lado beber um copo!! abraço ass: nuno

    ResponderEliminar